sábado, 30 de dezembro de 2017
Maria, Força dos Catequistas
Letra: Rogério Bellini / Melodia: Cláudia Queiroz
Arquidiocese de Sorocaba/SP
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Ato de abandono à Divina Providência
“Meu Deus, eu desconheço o que me poderá acontecer neste
dia. Sei, porém que tudo o que me acontecer Vós o haveis disposto, previsto
para o meu maior bem. Basta-me sabê-lo, ó meu Deus, para sossego e
tranquilidade do meu coração.
Sei que tudo estará em conformidade com a vossa vontade e o
Amor infinito que me consagrais como Pai, o mais amável e amigo, o mais fiel.
Sou qual frágil criança, que nada posso nem na ordem da natureza, nem na graça
e nem sequer posso ter um bom pensamento em Vós.
Entrego-me totalmente ao vosso paternal amor, sabendo que,
assim como a mãe conduz só para o bem o filho que leva nos braços, assim Vós e
melhor do que ela, só podereis dar-me o que for melhor para minha felicidade,
santificação e salvação. Abandono-me inteiramente aos vossos santos,
impenetráveis e eternos desígnios, e a eles me submeto de todo o coração.
Quero tudo, aceito tudo, tudo Vos ofereço, unindo-me ao
sacrifício do Vosso querido Filho Unigênito e meu Salvador. Em nome de Jesus
Cristo, pelo seu Santíssimo Coração e pelos seus merecimentos infinitos,
peço-Vos a paciência nos sofrimentos e a perfeita conformidade com Vossa
vontade por tudo o que Vós quiserdes e permitirdes.
Amém”.
FONTE: pt.aleteia.org
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Animação Bíblico-Catequética Diocese de Santos: 31º ASSEMBLEIA DE ANIMAÇÃO BÍBLICO CATEQUÉTICA -RE...
Animação Bíblico-Catequética Diocese de Santos: 31º ASSEMBLEIA DE ANIMAÇÃO BÍBLICO CATEQUÉTICA -RE...: Tema: Novas portas para o anúncio do Evangelho! Lema: “ Um coração transbordante de alegria, paz e gratidão”(cf Lc 1,46) 3º Dia...
Ato de abandono à Divina Providência
“Meu Deus, eu desconheço o que me poderá acontecer neste dia. Sei, porém que tudo o que me acontecer Vós o haveis disposto, previsto para o meu maior bem. Basta-me sabê-lo, ó meu Deus, para sossego e tranqüilidade do meu coração.
Sei que tudo estará em conformidade com a vossa vontade e o Amor infinito que me consagrais como Pai, o mais amável e amigo, o mais fiel. Sou qual frágil criança, que nada posso nem na ordem da natureza, nem na graça e nem sequer posso ter um bom pensamento em Vós.
Entrego-me totalmente ao vosso paternal amor, sabendo que, assim como a mãe conduz, só para o bem, o filho que leva nos braços, assim Vós e melhor do que ela, só podereis dar-me o que for melhor para minha felicidade, santificação e salvação. Abandono-me inteiramente aos vossos santos, impenetráveis e eternos desígnios, e a eles me submeto de todo o coração.
Quero tudo, aceito tudo, tudo Vos ofereço, unindo-me ao sacrifício do Vosso querido Filho Unigênito e meu Salvador. Em nome de Jesus Cristo, pelo seu Santíssimo Coração e pelos seus merecimentos infinitos, peço-Vos a paciência nos sofrimentos e a perfeita conformidade com Vossa vontade por tudo o que Vós quiserdes e permitirdes. Amém”
Fonte:https://pt.aleteia.org/2017/11/07/ato-de-abandono-a-divina-providencia/
segunda-feira, 2 de outubro de 2017
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Salve, Rainha!
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
domingo, 24 de setembro de 2017
Catequizando com amor: Preparação ao Sacramento da Reconciliação- Celebra...
Catequizando com amor: Preparação ao Sacramento da Reconciliação- Celebra...: O momento de receber este valioso Sacramento- a reconciliação ou confissão- na maioria das vezes é permeado pelo medo ou ansiedade das cr...
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
A Festa da Exaltação da Santa Cruz celebra a cruz como instrumento de salvação e de vitória de Cristo sobre o demônio, o pecado e a morte. Já dizia São Paulo aos coríntios: “Nós anunciamos Cristo crucificado, que para os judeus é escândalo, para os gentios é loucura, mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. A festa de hoje celebra a descoberta da cruz e a dedicação das basílicas do Gólgota e da Ressurreição. Segundo a tradição, a cruz foi descoberta em 326 por Santa Helena, mãe do imperador Constantino. A igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta. No deserto, quem olhava para a figura da serpente levantada por Moisés era curado do veneno de cobra. Assim também, quem olha para Jesus Crucificado e nele crê é curado do veneno do demônio, liberto do pecado e não verá a morte eterna. Com a cruz nos cobrimos quando nos persignamos, iniciamos nossos encontros celebrativos com o sinal da cruz e com esse mesmo sinal abençoamos pessoas e objetos. O corpo martirizado do Verbo encarnado transformou um instrumento de suplício em instrumento de salvação. Pontífice, fez da cruz a ponte que liga a terra ao céu. Que, pelo sinal da santa cruz, Deus nosso Senhor nos livre dos nossos inimigos para vivermos em paz.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.
Fonte:catequisar.com.br
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
domingo, 29 de janeiro de 2017
Explicação sobre a Santa Missa na catequese!
Oi amigo querido de Deus!
A catequese é sempre um desafio para nós...
Outro dia meu filho observou no vidro de trás de um carro a citação de uma passagem bíblica e eu disse para ele qual era a passagem, então ele admirado perguntou para mim: "Mãe, você sabe a Bíblia decor, porque se sabe qual a graça?"
E eu respondi: "Não,lógico que não sei a Bíblia decor...mas, mesmo que soubesse, jamais o gosto pela Palavra de Deus perderia a graça, meu filho, porque existe o milagre da "Boa Nova", isto é, mesmo que você leia um milhão de vezes a Bíblia a ponto de decorá-la por inteiro, ainda assim, cada vez que você proclamar ou ler Ela te falará ao coração de maneira diferente, sempre como uma novidade...o Espírito Santo está em constate movimento, nunca estagnado, nunca para, por isto é sempre Boa Nova..."
Mas, querido irmão, isto me fez refletir sobre o desafio da catequese, não só para os meninos que passam o ano inteiro conosco com sede (as vezes sem a sede!) tentando aprender um pouquinho sobre as coisas do Reino.
Pensar que todos os anos este "pequenino publico alvo" muda, porém nós, catequistas sempre temos o mesmo programa, nós é que precisamos sempre contar com este movimento do Espírito Santo, por isto, acho tão importante postar aqui o que Deus coloca em meu coração, para ajuda mútua.
Também sempre busco ajuda...
Então, despertar a missa para adolescentes, que desafio...só mesmo o Espírito Santo pode convencê-los da necessidade de estar sempre unido com Jesus Eucarístico...
Sendo assim, durante o ano, por diversas vezes procuro falar da missa.
Hoje, aqui, vou descrever um destes encontros...
Inicio o encontro sempre rezando na Igreja, pedindo a "benção" da Mãe do Céu, a melhor catequista do céu e da terra, que Ela interceda junto ao seu Filho Jesus e que possa eu ser um canal do seu amor por aqueles meninos e meninas...reconheço sempre a minha incapacidade de levar a verdade sem a ajuda do Espírito Santo...
Vou para sala e espero os meninos irem chegando pouco a pouco...
Rezamos a oração do Espírito Santo, uma Ave Maria.
Distribuo folhas em branco para meninos e conto a seguinte situação:
"Seus pais informaram para você que está de mudança para outro país, sem data de retorno e que, por isto, a família fará uma grande "festa" de despedida e você deverá ajudar a fazer a sua festa, escolher seus melhores amigos, sem passar de doze, porque a família é grande!"
Então peço que escrevam no papel o nome dos amigos, fazendo a sua lista.
De posse da lista, devem elaborar o convite escrito, de modo que estes amigos entendam que é muito provável que esta festa seja a última vez que vocês estarão juntos.
Elaborado o convite, peço que eles imaginem o cardápio, com muito capricho e procurando agradar os amigos convidados. Sendo amigos íntimos com certeza cada um sabe bem o que eles gostam.
Junto com o cardápio peço que imaginem a festa toda, os enfeites, a música, etc...
Esta atividade deixa o encontro super emocionante, pois entre eles conversam e pensam, ficam felizes...
Depois de toda confusão, quando terminam, eu peço que dos convidados escolham um, o melhor amigo, aquele do qual sentirá mais falta depois que mudar e destaque seu nome. Depois dentre seus objetos e pertences, escolha um, o mais precioso ou o mais significativo para você e que será dado de presente para este amigo como forma de demonstrar a sua amizade por ele.
O sentido deste presente é que seu melhor amigo nunca se esqueça do amor e amizade que você sente por ele e, também, que este pertence seu sirva para seu amigo como a "sua presença viva" todas as vezes que ele sentir saudades suas.
O convite deste amigo, também, é feito de maneira especial, afim de que ele perceba o quanto a sua amizade significa para você.
Chegado o grande dia da festa uma terrível surpresa, seu melhor amigo não vem, não te liga, não te dá satisfação, simplesmente não aparece para despedir de você. E ainda você fica sabendo que ele não foi por puro desprezo, nenhum motivo importante o fez faltar, apenas não foi porque não quis ir.
Então você guarda o presente que tinha preparado para ele...
A emoção toma conta do encontro, todos ficam falando coisas horríveis sobre o amigo que faltou, então peço que escrevam no papel qual o sentimento que ficou no coração a respeito do amigo e o qual atitude deles em relação a este amigo.
Muito bem, depois de todas estas atividades eu peço que abram a Bíblia e juntos lemos: João 13, 1-20.
Então eu explico que Jesus, sabendo que ia morrer, resolveu fazer um jantar de despedida para seus melhores amigos.
E neste festa procurou fazer o melhor, até lavou os pés do seus amigos, como gesto de seu amor por eles. E o presente que escolheu para dar a estes amigos, foi a sua própria vida...Jesus se entregou por amor destes amigos e, ainda, deixou a Eucaristia como presente perpétuo e demonstração de amor por todos nós.
Dando a vida, Jesus não precisaria fazer mais nada por nós, mas desejou estar presente na Eucaristia e perpetuando a Santa Missa, para estar presente em sua vida, em seu coração para sempre.
Então, cada vez que faltamos a missa somos igual este amigo ingrato que faltou na sua festa...assim peço que leiam a "sentença" que eles mesmo deram para si, por cada vez que faltaram a Santa Missa, o que Jesus deveria fazer com cada um...
Começam a ler com voz engasgada e envergonhados da própria sentença...
O final do encontro é muito lindo, a expectativa que criamos na festa faz com que sintam o quanto Jesus sofre por eles desprezarem a Santa Missa.
Depois, então, rezamos de mãos dadas e peço sempre em voz alta que o Espírito Santo os convença da importância de receberem sempre e cada vez mais a Santa Eucaristia.
Sinceramente, querido irmão, espero que tenha sido útil para você e que consiga enfrentar e vencer o desafio de mostrar aos adolescentes a importância da Santa Missa.
PAZ!
Fonte:http://stelamaria.blogspot.com.br/2011/11/explicacao-para-missa-na-catequese.html
Assinar:
Postagens (Atom)
CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO: A "CATEQUESE" NO NOVO “DIRETÓRIO PARA A CATEQUESE”...
CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO: A "CATEQUESE" NO NOVO “DIRETÓRIO PARA A CATEQUESE”... : O novo Diretório para a Catequese nos traz, de f...
-
Letra: Rogério Bellini / Melodia: Cláudia Queiroz Arquidiocese de Sorocaba/SP
-
LEITURA ORANTE: Lc 14,25-33 - Um "sim" que compromete : LEITURA ORANTE Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede ...